5A10.20 Carregando um eletróforo

Um eletróforo consiste em uma placa circular de metal, com a borda ligeiramente curva, presa a um cabo isolante elétrico.

O eletróforo é carregado por indução, como mostrado nas Fig. 1 a 3.

  1. Ele é aproximado de uma placa eletricamente carregada; por exemplo, pode-se usar uma placa de poliestireno (isopor) previamente atritada com um pedaço de feltro. Nesse caso, o feltro fica carregado com carga positiva e a placa de Isopor, negativa. Quando o eletróforo é aproximado do isopor, ocorre uma separação de cargas na placa metálica: as cargas positivas são atraídas para a face mais próxima do Isopor e as cargas negativas são repelidas para a face oposta. A placa metálica, como um todo, permanece neutra.
  2. Ainda com o eletróforo perto da superfície carregada, toca-se a placa metálica com um dedo, que retira as cargas negativas da face superior por condução.
  3. O eletróforo é, então, afastado do dielétrico e ficará carregado com carga positiva.

Na demonstração sobre Efeito triboelétrico (5A10.15), há uma lista com materiais que podem ser eletrizados quando esfregados um contra o outro.

Mais informações

Por ser carregado por indução, o eletróforo não precisa estar em contato com a placa eletrizada, basta estar próximo dela.

No processo de carga por indução, o eletróforo não retira cargas da placa de Isopor. Depois de descarregado (por exemplo, tocando-o em um metal), o eletróforo pode ser novamente carregado repetindo-se os procedimentos descritos. Isso pode ser feito várias vezes. 


Tempo de preparo: Pronta entrega