5A10.15 Efeito triboelétrico

Alguns materiais, após entrarem em contato com outros, ficam eletrizados. Esse efeito é conhecido como efeito triboelétrico e é aumentado quando os materiais são esfregados um contra o outro.

A série triboelétrica é uma lista para determinar qual dos dois materiais adquire carga negativa ou positiva. Um material mais à esquerda da lista fica com carga positiva quando esfregado com um material que está listado mais à direita dele. No entanto, esse ordenamento não é reprodutível e depende da umidade, da limpeza da superfície e do processo de fabricação dos materiais. 

Uma dessas séries é a seguinte:

pele de coelho, acrílico, baquelite, acetato, vidro, cabelo humano, náilon, lã, pele de gato, seda, papel, algodão, metais, poliéster, poliestireno, balão de borracha, polietileno, PVC, teflon

Alguns pares que dão bons resultados:

Carga positiva Carga negativa
Pele de coelho

Bastão de Teflon, bastão de isopor

Feltro

bastão de PVC, Poliestereno (Isopor)

Cabelo

Bexiga (látex)

Acrílico

 Lã


Atenção
Para um bom funcionamento, devem-se observar esses cuidados:

  • Guardar e manter os pares de materiais que serão atritados separados dos demais e não esfregá-los nos outros.
  • Guardar os materiais em um ambiente seco. A umidade é a responsável pela falha da maior parte dos experimentos de eletrostática.
  • Em dias úmidos, guardar os materiais em um armário ou caixa com uma lâmpada incandescente ou de infravermelho acesa, para manter a umidade baixa. Opcionalmente, pode-se usar um secador de cabelo para remover a umidade dos materiais.

Tempo de preparo: Pronta entrega