14. Padrões de Moiré

Padrões de Moiré são produzidos quando dois padrões com períodos ligeiramente diferentes um do outro são sobrepostos e um deles é deslocado ou girado em relação ao outro.

Padrões de Moiré também ocorrem em outras situações como, por exemplo, imagem na TV de uma pessoa com uma camisa que tem um padrão de pequenos pontos ou quadrinhos. A superposição do padrão do tecido com o padrão de pixels da tela do televisor forma um padrão de Moiré.

Aqui será explorada uma analogia entre esses padrões e as franjas formadas pela interferência de duas ondas. As partes claras e escuras de um padrão periódico serão associadas às cristas e vales de uma onda, respectivamente. Quando dois padrões são sobrepostos, a coincidência das partes claras ou das partes escuras dá origem a franjas análogas às franjas de inteferência que se formam devidas à superposição das cristas e vales de uma onda com as cristas e vales de outra onda.

Experimento
Padrões de Moiré como analogia da interferência entre duas ondas

Nesta demonstração, as transparências com os padrões circulares ou paralelos deverão ser mostradas com um retroprojetor. Se isso não for possível, coloque-as sobre uma folha de papel branca.
 
    
Considere que cada um dos padrões circulares, mostrados na figura, represente as cristas e vales de uma onda produzida por uma fonte localizada no seu centro. Poderia ser, por exemplo, o padrão de uma onda propagante produzida pelo movimento periódico de um objeto na superfície da água de um lago.

A superposição de um padrão sobre o outro representa, então, a superposição das ondas produzidas por duas fontes, cada uma localizada no centro do padrão.
As franjas claras e escuras representam a superposição das cristas e vales das ondas, de forma análoga ao padrão de interferência que seria produzido pela superposição de duas ondas.
Quanto menor a distância entre as fontes (centros dos padrões circulares), maior a separação entre as franjas de interferência e vice-versa.
 
Se fossem ondas de luz, elas produziriam sobre a tela representada pela régua, franjas claras e escuras alternadas.