3B55.10 Interferência com dois alto-falantes

Dois alto-falantes são ligados a um gerador de áudio . Em determinados locais da sala ocorre interferência construtiva e a intensidade do som é máxima, enquanto em outros ocorre interferência destrutiva e a intensidade é mínima. Movendo as cabeças para os lados, os estudantes ouvem essas variações.

Inicialmente, colocar um altofalante ao lado do outro e ajustar a frequência do gerador para 340 Hz. Dessa forma, o comprimento de onda da onda sonora será de, aproximadamente, 1 m.  Os estudantes posicionados na frente dos altofalantes escutam o som com intensidade máxima, pois as ondas provenientes de cada fonte chegam em fase ao ouvido.

Em seguida, move-se um dos altofalente para frente do outro de cerca de 0,5 m (meio comprimento de onda). Nesse caso, as ondas chegarão defasadas de pi e produzirão interferência destrutiva.

Para demonstrar o análogo com som do experimento de Young, colocam-se os dois altofalantes lado a ldao, separados de aproximadamente 1,0 m um do outro e ajusta-se a frequência do gerador de áudio para aproximadamente 1 kHz. Pede-se aos estudantes que movam a cabeça para os lados para perceber a variação de intensidade do som. Nas posições na sala em que a diferença de caminho das ondas for  múltiplos de um comprimento de onda, haverá interferência construtiva e, entre essas posições, ocorrerá interferência destrutiva.


Tempo de preparo: Até 15 minutos