2C50.10 Anéis de fumaça

Um recipiente tem uma abertura circular de aproximadamente 10 cm de diâmetro e é fechado no lado oposto por uma membrana de borracha. Esse recipiente é preenchido com fumaça de uma máquina de fumaça. Ao se bater na membrana com a mão, a fumaça é ejetada da abertura circular na forma de um anel que se percorre vários metros sem se desfazer.

A fumaça não é necessária para que se forme um vórtice, mas apenas para torná-lo visível. Um vórtice pode ser formado apenas com ar. 
Para mostrar isso, primeiro faça a demonstração sem colocar fumaça no recipiente. Direcione a abertura do recipiente para o cabelo de uma pessoa ou para outro alvo (uma pilha de latas vazias de refrigerante funciona bem) e bata na membrana. Depois de alguns segundos, o vórtice invisível que é produzido moverá o cabelo ou derrubará as latas. Depois, para mostrar o vórtice, repita a demonstração com o recipiente preenchido com fumaça.

Temos três recipientes disponíveis. O maior deles produz vórtices maiores e que percorrem maiores distâncias, mas até uma lata qualquer pode ser utilizada. Além disso, também temos um lançador de anéis de fumaça portátil. 


Tempo de preparo: Pronta entrega