9H90.08 Esferômetro

Originalmente, planejado para medir os raios de curvatura das lentes utilizadas na fabricação de instrumentos óticos, este instrumento também pode ser utilizado para medir pequenas alturas.

O esferômetro é composto por uma base com três pernas e um parafuso central. Coloca-se a base apoiada no superfície e o parafuso central é girando até que este toque a esfera também. Depois, o esferômetro é colocado em uma superfície plana e o parafuso central é movido até que enconte a superfície. A diferença da leitura no micrômetro nos dois passos é a altura h entre o plano formado pelas três pernas principais e o ponto onde o parafuso central encosta. É isso que o esferômetro mede e, a partir daí, calcula-se o raio da esfera seguindo a relação, onde L é a distância média entre as pernas principais:

[math] R_{esfera} = \frac{L^2}{6h}+\frac{h}{2} [/math]

Um esferômetro pode ser adaptado, transformando a base de três pés em uma base retangular de quatro pés, e, desse jeito, pode-se medir também o raio de curvatura de um cilindro retângulo. O cilindrômetro é descrito no texto de mesmo nome, na revista The Physics Teacher, vol 48, dez 2010, página 607.

 

 


Tempo de preparo: Pronta entrega