1Q50.20 Giroscópio de roda de bicicleta
Uma roda de bicicleta é pendurada por um fio.
Inicialmente sem rotação, segura-se a roda de forma que fique vertical, e seu eixo na horizontal. O momento angular desta configuração é nulo. A roda é então solta. Nesta situação, seu peso realizará um torque paralelo ao solo que faz com que o eixo da roda gire, conferindo a roda um momento angular paralelo ao solo, até que o eixo fique vertical. Esta é a posição de equilíbrio para este sistema.
Em seguida a roda é novamente segurada na posição vertical (com seu eixo na horizontal), mas desta vez a roda é posta a girar, o que a confere momento angular. O momento angular desta configuração não é mais nulo. A roda é então solta, como anteriormente.
Neste caso, o peso da roda continuará aplicando um torque parelelo ao solo, mas o momento angular conferido pela ação do peso sobre a roda será adicionado ao momento angular referente à rotação da roda ao redor de seu eixo, que neste caso não é nulo. Como este torque atua perpendicular ao momento angular de rotação da roda, o resultado é que o momento angular da roda muda de direção, e gira em relação ao eixo vertical.
Este movimento circular do momento angular de um sistema é denominado precessão, e ocorre sempre que um torque externo é aplicado perpendicularmente à um momento angular não nulo.
Tempo de preparo: Pronta entrega