3D30.70 Tubo que assovia
Segurando-se o tubo verticalmente, introduz-se um maçarico na sua extremidade inferior para aquecê-la durante dez a quinze segundos. Depois de afastado o maçarico, o tubo passa a emitir um som intenso.
Inclina-se, então, o tubo enquanto se aproxima sua abertura superior de um copo, como se estivesse despejando o som para dentro do copo. O tubo para de emitir som. Em seguida, retorna-se o tubo para a posição vertical e, ao mesmo tempo, vira-se o copo como se estivesse despejando o seu conteúdo de volta para dentro do tubo que, magicamente, volta a emitir o som. Nesse momento, normalmente os alunos aplaudem incrédulos.
O segredo está em uma tela metálica instalada no interior do tubo, próxima à sua extremidade inferior. Quando aquecida até ficar rubra, essa tela aquece o ar em volta e cria correntes de convecção no interior do tubo: o ar aquecido sobe, enquanto o ar frio desce. Como há muitos furos na tela, o fluxo de ar é turbulento e produz vibrações da coluna de ar no tubo. Como algumas vibrações têm a mesma frequência do modo fundamental de oscilação no tubo, ocorre uma ressonância: a amplitude dessas oscilações aumenta e produz o som que se ouve.
Quando o tubo é girado para a posição horizontal, as correntes de convecção cessam e o som deixa de ser emitido.
Atenção: não toque na extremidade quente do tubo.
Referências
Ver Wikipedia: Rijke tube.
Tempo de preparo: Pronta entrega