1N30.10 Colisões de esferas
Quatro bolas de sinuca, suspensas por fios, são utilizadas para demonstrar a conservação de momentum durante colisões em diferentes situações: colisão entre bolas de mesma massa, de massas diferentes, com uma delas inicialmente em repouso e com ambas em movimento.
Quando apenas algumas das bolas são utilizadas, as demais podem ser colocadas sobre um papelão em cima do suporte ou simplesmente mantidas em uma das mãos.
Na colisão entre duas bolas de mesma massa, elas trocam de velocidade: a bola que estava em movimento fica parada após a colisão enquanto a outra passa a se mover com velocidade igual à que a bola incidente tinha imediatamente antes da colisão.
Quando uma bola de menor massa colide com outra de maior massa, parada, a bola maior passa a se mover lentamente, enquanto a menor retorna.
Na situação inversa, ou seja, na colisão da bola maior, em movimento, com uma bola menor, em repouso, esta passa a se mover com grande velocidade enquanto a bola maior continua a se mover no mesmo sentido, com menor velocidade que a que tinha antes da colisão.
Essa demonstração pode ser utilizada junto com a de esferas de Newton, em que todas as esferas têm as mesmas massas e dimensões.
Tempo de preparo: Pronta entrega