11. Arte anamórfica

A palavra anamorfose tem origem grega e significa "formado de novo". Ela é um tipo de projeção distorcida que deve ser observada a partir de um ponto de vista específico ou com algum dispositivo para que a imagem seja reconhecida. Há mais de um tipo de anamorfose, mas neste experimento será abordado apenas um deles que é a anamorfose de espelho.

Na anamorfose de espelho, a imagem deformada de um objeto é produzida a partir das leis da reflexão aplicadas a um espelho cilíndrico ou cônico. Quando a imagem é vista por meio desse espelho é que ela se transforma e pode ser reconhecida como o objeto original.

Para se determinar geometricamente a localização da imagem formada por um espelho cilíndrico, é preciso considerar tanto a reflexão no plano do cilindro como ao longo do eixo dele, como mostrado na figura. Isso torna a determinação do local da imagem um pouco mais complicada que para espelhos planos ou esféricos, mas é possível, por meio de um procedimento simples, desenhar a imagem formada a partir do desenho do objeto. Essa é a proposta desse experimento.

Experimento
Desenhando figuras anamóricas

Neste experimento, o estudante aprenderá a desenhar figuras anamórficas para serem observadas com um espelho cilíndrico.

Cada aluno receberá uma folha e deverá fazer um desenho qualquer no espaço dentro do quadrado quadriculado.

Em seguida, ele deverá copiar esse desenho no espaço circular utilizando as marcações de cada quadrinho como guia: o que estiver desenhado no quadrinho A1 deve ser copiado na fatia A1 do espaço circular, e assim por diante.

Isso feito, a figura anamórfica que ele desenhou poderá ser observada posicionando o espelho cilíndrico sobre o quadrado, na frente da figura.